Bebidas alcoólicas e altas temperaturas podem facilitar a desidratação do folião, alertam especialistas do Iamspe

As bebidas alcoólicas e as altas temperaturas previstas para o Carnaval de 2024 podem aumentar os casos de desidratação. O motivo é a potencialização do efeito do álcool na perda de líquidos corporais, causada pelo ‘calorão’. A psiquiatra Dra. Maria Júlia Francischetto do Instituto de Assistência Médica ao Servidor Público Estadual (Iamspe), aconselha a ingestão frequente de água e o uso consciente da substância. “A garrafinha com água deve estar sempre cheia e na mão”, indica.

A bebida alcoólica também diminui a atividade do sistema nervoso central (SNC), deixando o folião mais cansado, desatento e com os reflexos mais lentos. Quando consumido em excesso, o álcool pode causar amnésia, conhecida como ‘apagão’, episódios de vômito e, nos casos mais críticos, coma alcoólico.

Outro impacto importante da bebida é na perda de controle dos impulsos. O folião que bebe tende a controlar menos os seus desejos, expondo-se a situações de risco. “O juízo de valor é afetado, então, a pessoa faz escolhas perigosas, como sexo casual sem preservativo. Por isso, caso opte por ingerir cervejas ou drinques, faça com consciência”, comenta a Dra. Maria Júlia.

Outras causas de desidratação podem estar associadas ao uso de drogas estimulantes como ecstasy ou o “MD”, pois aumentam a temperatura do corpo. Esse efeito das drogas associado ao ‘calorão’ esperado para os dias de festa facilita a perda de líquidos corporais, oferecendo riscos à saúde do folião.

Lembre-se, consumir bebidas alcoólicas com outras drogas é extremamente perigoso e poder causar diversos problemas à saúde. Evite o uso simultâneo de substâncias, pois a mistura aumenta os riscos de overdose e complicações cardíacas.

Confira outros conteúdos sobre cuidados com saúde no Carnaval 2024 no link: https://bit.ly/iamspedicascarnaval

Sobre o Iamspe

O Instituto de Assistência Médica ao Servidor Público Estadual de São Paulo (Iamspe) é o sistema de saúde do servidor público estadual. Com uma rede de assistência própria e credenciada presente em mais de 160 municípios, o Iamspe oferece atendimento a 1,3 milhão de pessoas, entre funcionários públicos estaduais e seus dependentes.

São mais de duas mil opções de atendimento no Estado, incluindo hospitais, clínicas de fisioterapia, médicos e laboratórios de análises clínicas e de imagem, além de postos de atendimentos próprios no interior, os Ceamas, e o Hospital do Servidor Público Estadual, na Capital. O Iamspe é um órgão do Governo do Estado de São Paulo, vinculado à Secretaria de Gestão e Governo Digital.

Publicações relacionadas

Leave a Comment